Alerta - Besouro Chinês (Anoplophora glabripennis)

Por determinação da Portaria Interministerial nº 499/99, dos Ministérios da Agricultura e do Abastecimento e da Fazenda, toda madeira proveniente do exterior deve ser fiscalizada para evitar a entrada no país do Besouro Chinês (A. glabripennis). Nos Estados Unidos da América, onde é conhecido como Asian Longhorned Beetle, provavelmente tenha ingressado junto com embalagens de madeira provenientes da China.


Nativo desse país, essa praga ataca e mata árvores e é devoradora de madeira. O Besouro Chinês já foi detectado também nos Estados Unidos, Japão, Coréia do Norte e Coréia do Sul. A entrada de madeira, de qualquer espécie com casca ou sob a forma de lenha, embalagens de diversas mercadorias e em peças de madeira como pallets e estivas usadas para o suporte de cargas, está condicionada à Análise de Risco de Pragas aprovada pelo MAA e deverá estar acompanhada de Certificado Fitossanitário Oficial, caso contrário, deverão ser incineradas imediatamente.

Caso isso não seja possível, serão transportadas ao seu destino dentro dos próprios containers ou em caminhões fechados, sendo destruídas pelo importador, se o material for originário dos países onde foram constatados focos do besouro.

O Departamento de Defesa e Inspeção Sanitária do Ministério da Agricultura, através de suas representações estaduais, controla os postos alfandegários do país visando barrar a entrada dessa praga exótica em nosso ecossistema, o que lamentavelmente não foi suficiente para o Sirex noctilio, a Vespa-da-Madeira, que tem provocado prejuízos na Região Sul do Brasil.

Nos EUA, o Departamento de Agricultura (USDA) restringiu o trânsito interno de mudas e madeiras, temendo que o besouro chegue aos pomares cítricos da Flórida. Para maiores informações acerca do Besouro Chinês, recomendamos o web site: http://www.aphis.usda.gov/



Posição sistemática
Ordem: Coleoptera
Família: Cerambycidae
Subfamília: Lamiinae
Gênero: Anoplophora
Espécie: Anoplophora glabripennis Motschulsky
Nome vulgar: Besouro asiático



Hospedeiros
Apesar de ter uma grande lista de hospedeiros, a praga tem preferência por álamo (Populus sp.), salgueiro (Salix sp.) e bôrdo (Acer sp.), principalmente plantas estressadas. 
Pode atacar tanto plantas localizadas no meio rural, como aquelas utilizadas na arborização urbana. Segundo Eppo (1999), as espécies hospedeiras de A. glabripennis são: Acer spp.; Aesculus hippocastanum; Alnus sp.; Bétula sp.; Fraxinus sp.; Hibiscus syriacus; Liriodendrun tulipifera; Malus sp.; Melia sp.; Morus alba; Platanus sp.; Populus spp.; Prunus sp.; Pyrus sp.; Robinia spp.; Rosa sp.; Salix spp.; Sophora sp.; Ulmus spp.


Qualquer necessidade, entre em contato na opção contato (email) na barra abaixo, neste site. 

Leia também:

2leep.com